Na educação do Chile existe uma pequena quantidade de
escolas públicas e, possui uma quantidade maior de escolas em
que o sistema é misto (com apoio da rede privada).
As escolas de sistema misto, que são maioria no Chile pelo seu elevado índice de crescimento, têm uma pequena contribuição da
comunidade (mensalidade) e conta com uma subvenção do
governo.
Nas escolas de sistema misto os pais têm a liberdade de
escolher onde seu filho vai estudar, dessa forma, algumas
escolas terão mais alunos e, conseqüentemente elas são
beneficiadas com maiores contribuições do governo.
Assim o governo cria um estimulo para que as escolas de sistema misto mantenham um processo contínuo de melhoria da qualidade de ensino.
Analisando o conceito de accountability e a sua importância
na gestão escolar entende-se que tem como objetivo o
comprometimento, não só da gestora, mas de toda equipe
escolar em relação aos resultados da educação onde existe a
preocupação em assumir a responsabilidade pela qualidade do
ensino.
Adquirir esses resultados, no Chile, torna-se mais
acessível em função da particularidade que quanto mais aluno a
escola tem mais ela recebe apoio do governo.
Aplicar o conceito de benchmarking nas escolas é analisar
aquelas que têm melhor resultado e fazer uma troca de
experiências com as que não têm resultados tão bons.
Nenhuma escola atinge a excelência em toda sua estrutura organizacional, mas algumas escolas se destacam em alguns segmentos então pode-se aplicar o que da certo numa escola.
E não aguardar para aprender com a sua experiência. Mas aproveitar a experiência de outros que está dando certo.
Acredito que podemos utilizar os conceitos de accountability
e benchmarking nas escolas.
Os mesmos podem ser aplicados nas escolas públicas e particulares do Brasil após ser feito um profundo estudo.
Estes conceitos foram usados primeiro para avaliar o desenvolvimento de empresas, e depois implantados
nas escolas do Chile.
Dessa forma, pode-se fazer uso de duas ferramentas fantásticas, porque de um lado temos o accountability que aumenta o compromisso da gestora com a escola, e do outro temos o benchmarking que proporciona a busca de melhorias das práticas educacionais em prol de resultados melhores comparando o desempenho entre escolas.